• GMAD

O QUE É A MARCENARIA 4.0 E COMO ELA PODE AJUDAR SUA EMPRESA A CRESCER



Você já ouviu falar em Indústria 4.0? Para chegar até esse conceito (que é importante conhecer!), é preciso relembrar um pouco das evoluções da indústria até aqui.

Depois da primeira revolução industrial, aquela marcada pelo início da mecanização (em especial no setor têxtil, a partir de 1780), o segmento fabril começou uma escalada em direção ao desenvolvimento. Um século depois, veio o início da utilização da eletricidade no chão de fábrica e, depois, no final da década de 1960, veio a automação. Agora, a sociedade como um todo se transforma ainda mais rapidamente com o surgimento e consolidação da internet.

E é justamente isso que marca a 4º onda da revolução industrial – a internet, uso massivo de dados e estatísticas, inteligência artificial, robótica… Em suma, tudo que consegue reunir e amplificar todas as mudanças dos últimos séculos. E caso você esteja se perguntando se isso impacta sua marcenaria de alguma forma, é justamente sobre isso que vamos falar.


O QUE É A MARCENARIA 4.0?

Basicamente, a marcenaria 4.0 é um termo amplo para designar uma marcenaria conectada e, por isso mesmo, mais inteligente. Uma marcenaria que, com ajuda da tecnologia, consegue produzir mais em menos tempo. E isso se dá por meio da internet das coisas.

Dessa forma, com ajuda da tecnologia e conectividade, é possível criar um fluxo de comunicação digital entre as máquinas e os trabalhadores. É possível obter, analisar e catalogar dados que antes se perdiam – e dados de produção são mais que números, são informações importantes para fomentar a boa gestão e crescimento de uma empresa.

Nesse contexto, por meio de softwares, todos conseguem ficar por dentro do que está acontecendo dentro – e até fora – da empresa. Isso engloba desde o funcionamento das máquinas até o atendimento no pós-venda. Se um cliente procura a marcenaria responsável por um projeto por conta de algum problema específico, a empresa é capaz de rastrear sua matéria prima e entender melhor o que houve, por exemplo.

Apesar da agilidade da evolução das tecnologias hoje, é preciso ter em mente que nem sempre entrar de cabeça na Marcenaria 4.0 será um processo rápido, especialmente quando se fala em pequenas empresas.

Isso é, inclusive, um ponto abordado na Sondagem Industrial feita pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A pesquisa foi feita com empresários paranaenses, mas pode refletir também o cenário do restante do Brasil. Na sondagem, eles citam “interrupção durante implementação”, “dificuldades em atingir metas financeiras” e “falta de integração entre sistemas” como as principais dificuldades.

Mas para quem já quer refletir sobre o assunto e considerar a implementação, há uma página do próprio Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, do Governo Federal, que apresenta uma série de medidas e passos que podem ajudar nesse processo.

E como o assunto é tecnologia e inovação, aproveite para conferir alguns dos lançamentos em maquinário para marcenarias dos últimos meses.

82 visualizações

© 2020 GMAD - Centro do Alumínio | Todos direitos reservados.

- Ferramentas manuais e elétricas

- Ferragens para vidro temperado

- Gesso acartonado - Drywall

- Marcenaria em geral

- ACM

- Energia Solar

- Forros e Divisórias

- Alumínio em geral

- Box para vidro temperado

GMAD - Centro do Alumínio

Nossa Loja

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

(92) 3643-9000

Av. Tancredo Neves, 831 - Parque 10 de Novembro, Manaus - AM, 69054-700